Panquecas de banana sem açúcar
fácil
1 doses
10 min
Comer com prazer não tem de ser sinónimo de sacrificar a saúde. Pelo contrário. As refeições mais saborosas podem ser as mais saudáveis também. Melhor ainda: muitas vezes, são as mais fáceis de preparar. As panquecas de banana são um ótimo exemplo disso.
Vais conhecer de seguida uma receita fácil e deliciosa de panquecas de banana sem açúcar. É uma excelente opção para o teu pequeno-almoço ou para um lanche rápido e, claro, saudável.
Os benefícios da banana
A banana é, como se percebe, a grande protagonista desta receita. Já te questionaste sobre quais são as vantagens desta fruta[1] para a saúde? Sintetizamos os 6 maiores benefícios[2].
1. Dá-te energia instantaneamente
Provavelmente comes bananas com frequência por serem uma boa escolha para um lanche rápido e conveniente. É um facto, mas os ganhos são maiores ainda: por serem ricas em hidratos de carbono, as bananas são também uma excelente fonte de energia. Podes aproveitar esta qualidade para incluir uma banana nas tuas refeições antes ou depois da prática de desporto, por exemplo.
2. Melhora o teu trânsito intestinal
As bananas são aliadas da tua saúde intestinal, sobretudo pelo alto teor de fibra. São ricas em prebióticos, que servem de alimento às bactérias “boas” presentes no intestino.
3. Aumenta a saciedade
É também a fibra da banana que ajuda a regular o apetite, já que aumenta a sensação de saciedade. Esta é uma vantagem maior para quem quer arranjar estratégias que permitam controlar o peso.
4. Baixa o risco de doenças cardíacas
O coração também ganha com a ingestão de bananas. As fibras voltam a ter um papel central, desta vez por controlarem os níveis de colesterol no sangue. Já o potássio regula a pressão arterial, algo que apoia na prevenção de doenças cardiovasculares.
5. Ricas em antioxidantes
As bananas têm alto teor em antioxidantes e fitonutrientes que contribuem para reduzir o risco de desenvolver doenças crónicas, bem como a sua gravidade, quando incluídas numa alimentação saudável.
6. Favorecem a recuperação muscular
Ninguém gosta daquelas contrações musculares que aparecem subitamente. A boa notícia é que a banana ajuda o músculo a recuperar, reabastecendo os níveis de glicogénio muscular do corpo. Além de serem ricas em magnésio e potássio, que potenciam o relaxamento muscular.
Receita de panquecas de banana sem açúcar
Os benefícios da banana para o teu bem-estar são vários, como acabas de ver. Mas há outra vantagem: a banana é uma fruta super prática, que pode ser consumida de várias formas e, como é naturalmente doce, acaba por servir como um adoçante natural nas receitas. Pode ser usada em iogurtes, bolos e, claro, em panquecas. Vais conhecer agora uma receita saborosa de panquecas de banana sem açúcar.
Ingredientes
- 1 banana madura
- 2 ovos
- 4 colheres de sopa de farinha de aveia (40g)
- 1 c. de chá de fermento em pó
Modo de preparação
- Esmaga a banana numa tigela até obteres um puré;
- Adiciona os dois ovos à tigela e mistura bem;
- Junta a farinha de aveia e o fermento em pó. Volta a misturar;
- Leva uma frigideira ao lume (médio) e deixa aquecer;
- Coloca colheradas de massa na frigideira, em forma de panquecas e deixa cozinhar;
- Assim que começarem a ficar cozidas nas extremidades e formarem bolhas no centro, vira as panquecas cuidadosamente para cozinharem do outro lado;
- Repete o processo (os passos 5 e 6) com a massa que restar;
- Serve as panquecas.
Opcionalmente, também podes adicionar toppings às tuas panquecas sem açúcar. Iogurte natural ou manteiga de amendoim são ótimas opções para manter estas panquecas simples, mas muito saborosas e nutritivas! Com ou sem esta cobertura adicional, deste um passo importante rumo ao teu bem-estar.
Descobre mais receitas com a Bioself
Desfruta de mais experiências na cozinha com as outras receitas presentes no blog da Bioself. Já sabes: privilegiamos sempre escolhas saudáveis. Que tal, por exemplo, apostares num risoto de espargos cremoso? Aproveita e subscreve também a nossa newsletter. Assim tens as melhores receitas diretamente na tua caixa de correio!
Partilhe este artigo