Risoto de espargos cremoso
media
4 doses
90 min
Agora que a primavera está prestes a chegar, tens a oportunidade perfeita para aproveitar as delícias que esta época te oferece. Os espargos estão entre os alimentos típicos da primavera e, além do sabor irresistível, trazem uma série de benefícios à tua saúde.
Assim sendo, por que não juntar o útil ao agradável e fazer a receita perfeita? A nossa proposta é um risoto de espargos. Podes esperar um prato cremoso e ideal para uma refeição acolhedora. Vamos a isso!
Os benefícios dos espargos
Os espargos são, obviamente, o ator principal deste risoto delicioso e, por isso, vale a pena conhecer alguns dos maiores benefícios deste hortícola para a tua saúde[1]. Há 5 vantagens associadas a diferentes qualidades dos espargos:
- Antioxidantes: os espargos têm uma variedade muito grande de antioxidantes, como os flavonoides, os polifenóis e a glutationa. Estas propriedades ajudam a combater os “radicais livres”, isto é, moléculas que podem causar danos ao nosso organismo. Com esta vantagem, reduz-se o risco de contrair doenças crónicas, como o cancro ou a diabetes, por exemplo.
- Fibra: boas notícias para o teu sistema digestivo. A elevada quantidade de fibra presente nos espargos ajuda a regular o trânsito intestinal e, por inerência, a prevenir problemas como a obstipação. A fibra também regula os níveis de açúcar no sangue, o que pode servir de apoio ao controlo de peso.
- Potássio: além de terem poucas calorias e gorduras saturadas, os espargos ganham por serem ricos em potássio. Esta qualidade é fundamental para a boa saúde do teu coração, já que ajudam a manter a pressão arterial controlada.
- Vitamina B9: também conhecida como “ácido fólico”, esta vitamina é fundamental durante a gravidez, por diminuir o risco de malformações. Por outro lado, a vitamina B9 tem um papel importante no desenvolvimento cognitivo e na prevenção de doenças cerebrais e neurodegenerativas.
- Vitamina K: esta vitamina é um pilar da saúde óssea. A vitamina K atua no teu organismo ao fomentar a produção de osteocalcina. Trata-se de uma proteína que ajuda a absorver cálcio e a prevenir a perda de densidade dos ossos.
Receita de risoto cremoso de espargos
Já tens a oferta da natureza: os espargos enquanto alimento ideal na época da primavera. E agora também conheces o efeito benéfico deste legume na tua saúde e no teu bem-estar. Vamos agora partir para a ação e juntar os espargos a uma receita imperdível. Tens tudo a postos para criar o teu risoto de espargos cremoso? Vamos começar pelos ingredientes que deves juntar.
4 doses | 90min de preparação
Ingredientes
- 200g de arroz arbóreo (arroz para risotto)
- 1 dúzia de espargos
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 100ml de vinho branco
- 60g de queijo parmesão ralado
- Sal e pimenta a gosto
- Azeite q.b.
Preparação
- Pica a cebola e os dentes de alho. Reserva estes ingredientes.
- Prepara os espargos: lava-os bem, remove as pontas duras e corta o resto dos espargos em rodelas finas.
- Num tacho, coloca uma colher de sopa de azeite e junta a cebola e o alho. Deixa refogar até que a cebola fique translúcida. Junta os espargos, tempera com o sal e salteie 3–4 minutos. Adiciona água a ferver, tapa e deixa cozer em lume brando, durante 40 minutos.
- Acrescenta o arroz arbóreo e mexe bem.
- Junta o vinho branco ao tacho e mistura bem até que o vinho evapore.
- Adiciona uma concha de água e mexe bem até que o arroz absorva o líquido. Volta a fazer o mesmo, uma concha de cada vez, até teres o arroz cozido.
- Tempera com pimenta e especiarias a gosto e volta a mexer bem. Deixa cozinhar por mais alguns minutos.
- Retira o risoto do lume e adiciona o queijo parmesão ralado. Envolve bem.
Já podes servir e deliciar-te com o teu risoto de espargos. Aproveita este sabor da primavera e lembra-te de que esta receita, mais do que adequada para a época, é uma escolha certa para a tua saúde. E, claro, é também um regalo para o paladar!
Descobre outras receitas com a Bioself
Se gostaste desta receita, começa agora a explorar as outras opções de sabores que podes preparar com a Bioself. Sim, há outros legumes em destaque no nosso blog! Que tal um creme de brócolos e curgete , por exemplo? Acede a estas e outras receitas no nosso site e subscreve a nossa newsletter para as novidades diretamente no teu email.
Partilhe este artigo