papas de amaranto
papas de amaranto

Papas de amaranto

< Voltar ao blog

Papas de amaranto

fácil

1 doses

20 min

As papas de amaranto são uma ótima opção para um pequeno-almoço nutritivo ou um lanche saudável. Fáceis de preparar e muito alimentícias, dão-te um reforço de energia e podes personalizá-las com as frutas frescas, frutos oleaginosos (amêndoas, nozes, cajus, ...) ou sementes de que mais gostas.
 
Se ainda não conheces o amaranto, vem explorar os benefícios deste pseudocereal e experimentar a nossa receita de papas de amaranto!

Benefícios do Amaranto

O amaranto é um superalimento versátil e saudável, considerado um pseudocereal. Isto significa que, embora não seja tecnicamente um cereal como o trigo ou a aveia, tem um perfil nutritivo próximo e pode ser usado de formas semelhantes.

É rico em fibra e proteína, promovendo a regeneração muscular e uma digestão tranquila, o que o torna numa opção ideal para os praticantes de desportos. Além disso, o amaranto é também uma fonte natural de micronutrientes essenciais e antioxidantes, ajudando a proteger as células contra os radicais livres e a prevenir o envelhecimento precoce e doenças crónicas 1. Entre os seus muitos benefícios, o amaranto ajuda na redução do colesterol LDL (“mau”) e no controlo de peso.

Como se não bastasse, o amaranto é naturalmente isento de glúten, tornando-se uma alternativa perfeita para pessoas celíacas, intolerantes ao glúten, ou simplesmente para quem procura alternativas sem comprometer a nutrição.
 
Agora que já conheces os benefícios, é hora de ficar a saber como consumir amaranto – e a nossa receita de papas de amaranto é um excelente ponto de partida. 

Receita de Papas de Amaranto

Ingredientes para as Papas de Amaranto

· 4 colheres de sopa rasas de amaranto (40 g)
· 200 ml de bebida vegetal sem açúcar (amêndoa, aveia, etc.)
· 1 pera
· 1 colher de chá de mel (opcional)
· Canela a gosto
· Avelãs ou outro fruto seco a gosto

Modo de Preparação

1. Na noite anterior, coloca o amaranto a demolhar em água para eliminar os fitatos e antinutrientes.
2. No dia seguinte, escorre a água e coloca o amaranto numa panela com a bebida vegetal. Cozinha em lume brando durante 15-20 minutos, mexendo ocasionalmente. Se necessário, acrescenta mais bebida vegetal.
3. Enquanto o amaranto coze, corta a pera em cubos e coloca-a outra panela. Junta um pouco de água e cozinha a pera em fogo baixo, durante 5-7 minutos, até ficar macia.
4. Quando o amaranto tiver absorvido o líquido e estiver cozido e macio, junta adiciona a pera cozida, canela a gosto e o mel (se quiseres adoçar as papas). Se não gostares da textura granulada do amaranto e preferires as papas mais suaves, tritura tudo com uma varinha mágica até atingires uma textura cremosa.
5. Coloca as papas numa taça e finaliza com avelãs picadas ou nozes pecan, que também podem ser demolhadas.

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL MÉDIA, POR PORÇÃO:  
Energia: 283 kcal; Hidratos de Carbono: 44,77 g; Proteínas: 12,06 g; Gorduras: 6,3g
 
Se preferires as papas frias, deixa arrefecer e guarda no frigorífico até servir. Podes sempre personalizar esta receita com os teus ingredientes favoritos e descobrir a combinação perfeita!

Experimenta esta deliciosa receita de papas de amaranto, isenta de glúten, e descobre como é possível ter um pequeno-almoço ou lanche saudável e saboroso, com uma preparação tão simples e rápida! Gostaríamos de ouvir o teu feedback - partilha connosco a tua experiência com esta receita e não te esqueças de seguir as redes sociais e blog da Bioself para mais opções de receitas deliciosas e equilibradas.

Referências:

1. Caselato-Sousa VM, Amaya-Farfán J. State of knowledge on amaranth grain: a comprehensive review. J Food Sci. 2012 Apr;77(4):R93-104. doi: 10.1111/j.1750-3841.2012.02645.x. PMID: 22515252.

Aviso legal:
Este artigo não tem a intenção de diagnosticar, tratar ou substituir aconselhamento médico sendo o seu conteúdo apenas para fins informativos. Consulta um médico ou profissional de saúde sobre qualquer diagnóstico médico relacionado com a tua saúde ou mesmo eventuais opções de tratamento. As afirmações feitas sobre produtos específicos neste artigo não são aprovadas para diagnosticar, tratar, curar ou prevenir doenças.

Partilhe este artigo