papas de amaranto
papas de amaranto

Papas de amaranto

0 comentários
< Voltar ao blog

Papas de amaranto

fácil

1 doses

20 min

As papas de amaranto são uma ótima opção para um pequeno-almoço nutritivo ou um lanche saudável. Fáceis de preparar e muito alimentícias, dão-te um reforço de energia e podes personalizá-las com as frutas frescas, frutos oleaginosos (amêndoas, nozes, cajus, ...) ou sementes de que mais gostas.
 
Se ainda não conheces o amaranto, vem explorar os benefícios deste pseudocereal e experimentar a nossa receita de papas de amaranto!

Benefícios do Amaranto

O amaranto é um superalimento versátil e saudável, considerado um pseudocereal. Isto significa que, embora não seja tecnicamente um cereal como o trigo ou a aveia, tem um perfil nutritivo próximo e pode ser usado de formas semelhantes.

É rico em fibra e proteína, promovendo a regeneração muscular e uma digestão tranquila, o que o torna numa opção ideal para os praticantes de desportos. Além disso, o amaranto é também uma fonte natural de micronutrientes essenciais e antioxidantes, ajudando a proteger as células contra os radicais livres e a prevenir o envelhecimento precoce e doenças crónicas 1. Entre os seus muitos benefícios, o amaranto ajuda na redução do colesterol LDL (“mau”) e no controlo de peso.

Como se não bastasse, o amaranto é naturalmente isento de glúten, tornando-se uma alternativa perfeita para pessoas celíacas, intolerantes ao glúten, ou simplesmente para quem procura alternativas sem comprometer a nutrição.
 
Agora que já conheces os benefícios, é hora de ficar a saber como consumir amaranto – e a nossa receita de papas de amaranto é um excelente ponto de partida. 

Receita de Papas de Amaranto

Ingredientes para as Papas de Amaranto

· 4 colheres de sopa rasas de amaranto (40 g)
· 200 ml de bebida vegetal sem açúcar (amêndoa, aveia, etc.)
· 1 pera
· 1 colher de chá de mel (opcional)
· Canela a gosto
· Avelãs ou outro fruto seco a gosto

Modo de Preparação

1. Na noite anterior, coloca o amaranto a demolhar em água para eliminar os fitatos e antinutrientes.
2. No dia seguinte, escorre a água e coloca o amaranto numa panela com a bebida vegetal. Cozinha em lume brando durante 15-20 minutos, mexendo ocasionalmente. Se necessário, acrescenta mais bebida vegetal.
3. Enquanto o amaranto coze, corta a pera em cubos e coloca-a outra panela. Junta um pouco de água e cozinha a pera em fogo baixo, durante 5-7 minutos, até ficar macia.
4. Quando o amaranto tiver absorvido o líquido e estiver cozido e macio, junta adiciona a pera cozida, canela a gosto e o mel (se quiseres adoçar as papas). Se não gostares da textura granulada do amaranto e preferires as papas mais suaves, tritura tudo com uma varinha mágica até atingires uma textura cremosa.
5. Coloca as papas numa taça e finaliza com avelãs picadas ou nozes pecan, que também podem ser demolhadas.

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL MÉDIA, POR PORÇÃO:  
Energia: 283 kcal; Hidratos de Carbono: 44,77 g; Proteínas: 12,06 g; Gorduras: 6,3g
 
Se preferires as papas frias, deixa arrefecer e guarda no frigorífico até servir. Podes sempre personalizar esta receita com os teus ingredientes favoritos e descobrir a combinação perfeita!

Experimenta esta deliciosa receita de papas de amaranto, isenta de glúten, e descobre como é possível ter um pequeno-almoço ou lanche saudável e saboroso, com uma preparação tão simples e rápida! Gostaríamos de ouvir o teu feedback - partilha connosco a tua experiência com esta receita e não te esqueças de seguir as redes sociais e blog da Bioself para mais opções de receitas deliciosas e equilibradas.

Referências:

1. Caselato-Sousa VM, Amaya-Farfán J. State of knowledge on amaranth grain: a comprehensive review. J Food Sci. 2012 Apr;77(4):R93-104. doi: 10.1111/j.1750-3841.2012.02645.x. PMID: 22515252.

Aviso legal:
Este artigo não tem a intenção de diagnosticar, tratar ou substituir aconselhamento médico sendo o seu conteúdo apenas para fins informativos. Consulta um médico ou profissional de saúde sobre qualquer diagnóstico médico relacionado com a tua saúde ou mesmo eventuais opções de tratamento. As afirmações feitas sobre produtos específicos neste artigo não são aprovadas para diagnosticar, tratar, curar ou prevenir doenças.

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.