Como aliviar gripes e constipações de forma natural
Estamos na época do ano em que gripes e constipações atacam. Os espirros e o nariz a pingar fazem parte da quadra festiva, mas costumam ser só um incómodo passageiro. Estes vírus e bactérias, embora muito comuns e contagiosos, raramente trazem consequências mais sérias do que uns dias de falta ao trabalho ou às aulas. Estas infeções, que normalmente desaparecem sozinhas, e até os sintomas mais chatos – dores de garganta, febre, nariz entupido ou muco – são um sinal de que o sistema imunitário está a fazer o seu trabalho.
Há, no entanto, algumas formas de reforçar as nossas defesas, ajudando na prevenção, no alívio de sintomas e numa recuperação mais rápida. Os tratamentos naturais, em alternativa ou como complemento ao tratamento farmacológico, são uma abordagem cada vez mais popular. Além de clássicos como o chá de gengibre, a água do mar (usada como descongestionante) ou as laranjas repletas de vitamina C, há também cada vez mais suplementos e probióticos promissores.
Quais destas recomendações naturais e alternativas é que te podem ajudar a combater as gripes e constipações?
Suplementos
Os suplementos são uma forma eficaz de fortalecer a imunidade, e podem ajudar no alívio das gripes e das constipações.
Tosse
Para a tosse persistente, suplementos com tomilho e mel são comprovadamente eficazes. No caso do mel, é um remédio tradicional para a garganta inflamada e alguns estudos apontam até para a sua eficácia no alívio da tosse1. Já o tomilho está associado à redução da frequência e da gravidade da tosse, relaxando os músculos da garganta e reduzindo a inflamação2. Também o mentol ajuda a amenizar a tosse, a que junta propriedades anti-inflamatórias mais abrangentes.
Respiração
Para melhorar a respiração, a suplementação com vitamina C, vitamina E, ácidos gordos (Ómega-3) e zinco tem demonstrado reduzir a incidência de infeção do trato respiratório3. A suplementação com vitamina D em adultos também pode diminuir significativamente a incidência destas infeções4. Os suplementos que contêm própolis, que apresenta uma ação antimicrobiana de amplo espectro, podem ser uma opção eficaz na prevenção e tratamento de infeções associadas a doenças do trato respiratório5.
Recuperação geral
Uma boa ajuda à recuperação é a equinácia, que estimula o sistema imunitário ao mesmo tempo que, graças às suas propriedades anti-inflamatórias, reduz a duração e a severidade das infeções6. A suplementação de vitamina C pode ajudar a encurtar a duração dos sintomas, regularizando a imunidade7,8. Vários estudos apontam o mesmo efeito na suplementação de zinco9.
Há outros compostos que servem de reforço à imunidade, assim como os óleos essenciais, que são outra solução de reforço das tuas defesas. O óleo da árvore-do-chá, especificamente, além de favorecer o sistema imunitário, também contribui para desinflamar as vias respiratórias10, ajuda a descongestionar e aliviar a tosse e os sintomas de constipação ou gripe.
Probióticos
A popularidade dos probióticos é um fenómeno crescente: disponíveis em suplementos alimentares e em alimentos que os contêm, como: miso, kombucha, kimchi, iogurtes, kefir ou sauerkraut. Estas “bactérias do bem” parecem contribuir para a prevenção de constipações e gripes e para o tratamento de infeções das vias aéreas superiores 11. De facto, vários estudos corroboram o impacto positivo dos probióticos na função imunitária, devido à sua importante capacidade de modularem a microbiota intestinal, que por sua vez tem impacto na resposta imune12.
Embora estes remédios naturais sejam globalmente seguros, recomendamos sempre que consultes um profissional de saúde antes da toma de suplementos alimentares – um conselho que se aplica particularmente a pessoas grávidas ou com outras condições médicas.
Conclusão
Quer queiras prevenir as infeções típicas desta época ou encontrar aliados naturais para o tratamento da gripe e constipação, os suplementos alimentares podem ser uma estratégia.
Leva os teus sintomas a sério, tenta evitar a transmissão e se o problema persistir não hesites em consultar um profissional de saúde.
Fica bem! 💪
Sugestões Bioself
Partilhe este artigo
1 comentário
Diana Leite
Muito obrigada por este artigo tão esclarecedor e profissional Dra Rita Silva.
Existe muita informação na internet, porém esta foi a primeira vez que vi um artigo de fácil acesso e comprovado cientificamente.
Obrigada pelo trabalho de qualidade e partilha, efetuado ao longo destes anos e ao dispor de todos. Vocês são fantásticos!