Estratégias para aliviar alguns sintomas de gravidez
Estratégias para aliviar alguns sintomas de gravidez

Estratégias simples para aliviar sintomas na gravidez

0 comentários
< Voltar ao blog

Estratégias simples para aliviar sintomas na gravidez

A gravidez é um período de grandes mudanças no corpo da mulher, que traz tanta alegria, mas também alguns desafios. As mulheres grávidas enfrentam vários sintomas de gravidez comuns, como a azia, as náuseas e os distúrbios de sono, entre outros desconfortos que podem ser muito incómodos. Vamos explorar algumas estratégias para o alívio dos sintomas e explicar-te como pequenas mudanças no teu estilo de vida e rotinas alimentares podem proporcionar algum alívio, para que possas desfrutar de forma tranquila e confortável esta fase tão bonita da tua vida.

Estratégias comuns para alívio dos sintomas de gravidez

Azia e refluxo gástrico

A azia, aquela familiar sensação de ardor quando o ácido do estômago sobe para o esófago, é uma das queixas mais comuns entre as mulheres grávidas. Por norma, é causada pela pressão do feto sobre o abdómen (sendo, por isso, mais comum no terceiro trimestre). Outra causa frequente é o relaxamento do esfíncter esofágico, que serve de barreira entre o estômago e o esófago, devido às alterações hormonais. Há algumas mudanças simples que podes pôr em prática para prevenir e aliviar o refluxo:

- Faz refeições mais pequenas, mais frequentes, e mastiga a comida devagar, isto irá te ajudar a reduzir a sensação de enfartamento e a pressão sobre o estômago1.

- Evita os chamados alimentos “gatilho”, habituais culpados pelo refluxo, que incluem as comidas fritas, picantes ou gordurosas, a cafeína e o chocolate1.

- Eleva a cabeceira da cama em 30 graus, ou investe numa almofada anti refluxo, de forma a reduzir o desconforto durante a noite.

Náuseas e vómitos

A náusea é outro sintoma frequente na gravidez, embora seja logo um sintoma inicial, mais comum  na primeira metade da gravidez3.  As náuseas e vómitos são  mais comum em mulheres mais jovens, primíparas, não fumadoras e com obesidade3. Algumas e dicas úteis incluem:

- Faz refeições pequenas e frequentes, com intervalos de 2 horas, em ambiente arejado3.

- Come alimentos secos, como tostas ou torradas, que ajudam a estabilizar o estômago2.

- Opta por alimentos bem cozidos, incluindo cereais, batatas, ovos e carnes magras3.

- Prioriza a hidratação! Além da água, podes experimentar outras bebidas que ajudam a combater os enjoos, como a água de coco ou chá de gengibre ou limão.

- É também importante evitares o café, o chá preto/verde, o chocolate e alimentos muito condimentados e com muita gordura . Evita também alimentos com odores fortes3.

Obstipação

Na gravidez, em particular nos últimos trimestres, o trânsito intestinal pode ficar mais lento. Na verdade, cerca de 35-40 % das mulheres grávidas experienciam obstipação durante gravidez3. De forma a aliviar este sintoma:

- Mantém uma hidratação adequada, conforme consigas tolerar, aproximadamente 2 L de água dia.

- Opta por alimentos ricos em fibras – cereais integrais, frutas e hortícolas. Consulta também o nosso artigo para saberes de mais alimentos para ajudar a regular o intestino.

Insónias e distúrbios do sono

Há várias causas possíveis para a insónia durante a gravidez, desde o desconforto físico até à ansiedade e às mudanças hormonais – e logo agora que precisas de descanso como nunca! Podes implementar algumas estratégias para melhorar a tua qualidade de sono, como:

- Mantém uma rotina regular para dormir e acordar, ajudando o teu corpo a regular o ritmo circadiano.

- Cria um ambiente com o máximo de escuridão e uma temperatura fresca, sem distrações, e em que te sintas confortável.

- Antes de dormir, experimenta técnicas de relaxamento, como a meditação, yoga, uma massagem ou até um banho quente.  Vão acalmar-te o espírito e preparar o teu corpo para o sono.

Cada gravidez é única, e qualquer mudança deve ser precedida de uma consulta médica para garantir que a abordagem escolhida é segura e apropriada ao teu perfil individual.

Numa abordagem integrada para o controlo dos sintomas da gravidez, as estratégias práticas que te sugerimos, as mudanças no estilo de vida,  de rotinas alimentares e os cuidados médicos regulares são sempre compatíveis. Ouve o teu corpo e escolhe a melhor abordagem para aliviar o desconforto e aproveitares este período tão especial da tua vida!

Se este artigo foi útil, partilha-o e ajuda outras mulheres a aliviarem alguns sintomas de gravidez que podem ser bastante incómodos nessa fase.

Acede a outros artigos no blog da Bioself. Falamos de tópicos que envolvem a alimentação saudável e o bem-estar de forma geral. Como extra, também vais encontrar algumas receitas deliciosas!

Referências:

1. https://my.clevelandclinic.org/health/diseases/12011-heartburn-during-pregnancy
2. Teixeira, D., et al. (2021). Alimentação e Nutrição na Gravidez. Direção Geral da Saúde.

Aviso legal:
Este artigo não tem a intenção de diagnosticar, tratar ou substituir aconselhamento médico sendo o seu conteúdo apenas para fins informativos. Consulta um médico ou profissional de saúde sobre qualquer diagnóstico médico relacionado com a tua saúde ou mesmo eventuais opções de tratamento. As afirmações feitas sobre produtos específicos neste artigo não são aprovadas para diagnosticar, tratar, curar ou prevenir doenças.

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.