caixa aberta com uma quiche de frango
caixa aberta com uma quiche de frango

Quiche de frango e cogumelos

0 comentários
< Voltar ao blog

Quiche de frango e cogumelos

media

8 doses

100 min

A quiche é um prato tão simples quanto popular, e é fácil perceber porquê. Esta receita clássica da culinária francesa viajou pelo mundo, foi adaptada com diferentes recheios, e serve para muitas ocasiões – seja para aproveitar sobras, para meal prep, ou para impressionar os amigos ao jantar.

Podes experimentar inúmeras massas e recheios, entre vegetais e proteínas, queijos e especiarias, mas a receita que te trazemos é uma quiche de frango e cogumelos. Além de ser uma das nossas favoritas, esta quiche de frango é uma proposta simples, deliciosa e carregada de proteína, ideal para te dar um boost de energia.

As vantagens da quiche

A quiche é uma receita prática, a que podes recorrer quando estás sem inspiração na cozinha, e é também amiga da sustentabilidade. Sendo tão adaptável, podes recheá-la com legumes ou proteínas que estejam a passar da validade, ou transformando sobras de outras refeições, evitando o desperdício alimentar.

Além do recheio, também a massa pode ser adaptada. Faz a base da tua quiche, em vez de comprares a massa pré-preparada, e prepara uma quiche mais saudável – sem conservantes, gorduras saturadas ou excesso de sal. Há inúmeras farinhas a experimentar para a tua base: de arroz, de espelta, de amêndoa, e até há bases de batata-doce.

Receita de quiche de frango e cogumelos

Ingredientes

Para a massa:

185 gramas de farinha de trigo integral (podes escolher outra)

3 colheres de sopa de azeite extra virgem

1 ovo

3 colheres de sopa de água gelada (mais, se necessário)

1 colher de café de sal

Para o recheio:

400 gramas de cogumelos frescos

300 gramas de peito de frango

½ cebola

2 alhos-franceses

Azeite extra virgem q.b.

4 ovos

150ml de leite magro (podes escolher sem lactose se preferires)

Especiarias a gosto

Pimenta q.b.

Instruções

Num processador, mistura a farinha, o sal, o ovo e o azeite. Vai juntando a água gelada. Processa (ou amassa) continuamente até teres uma bola de massa uniforme. Molda-a em forma de disco, envolve em papel celofane e deixa repousar no frigorífico durante, pelo menos, uma hora.

Pré-aquece o forno a 180ºC. Estica a massa com um rolo e deita-a sobre uma tarteira, aparando a massa que sobra. Coloca papel vegetal sobre a base e cobre-a com feijões para servirem de peso. Leva ao forno durante 20 minutos. A massa não estará completamente cozida – vai acabar de cozer depois, com o recheio.

Numa frigideira, coloca uma colher de sopa de azeite e refoga meia cebola picada. Acrescenta o frango cortado aos cubos, tempera com sal e pimenta a gosto, e deixa cozinhar até estar no ponto. Reserva o frango numa taça.

Aquece novamente uma frigideira com uma colher de sopa de azeite e cozinha o alho-francês e os cogumelos, ambos laminados, até estarem na tua textura preferida. Podes aproveitar para acrescentar outros vegetais ou ervas aromáticas ao teu gosto.

Combina os ovos com o leite, tempera com especiarias, e bate bem. Espalha a mistura de frango e cogumelos sobre a base já cozinhada e verte a mistura de ovo e leite. Leva ao forno a 180ºC durante 20 minutos, ou até solidificar.

A tua quiche de frango e cogumelos está pronta. Serve-a com uma salada fresca e desfruta!

Informação Nutricional:

Energia - 2166 kcal | Lípidos - 91.06 g | Hidratos de Carbono - 187.32 g | Proteína - 162.47 g

As receitas Bioself!

As receitas de confeção rápida, mas equilibradas e cheias de sabor são as nossas preferidas! Não percas outras receitas fáceis que temos no nosso blog, e surpreende todos à mesa.

Experimenta esta quiche de frango e serve, no final, um delicioso gelado de pêssego e iogurte!
Aviso legal:
Este artigo não tem a intenção de diagnosticar, tratar ou substituir aconselhamento médico sendo o seu conteúdo apenas para fins informativos. Consulta um médico ou profissional de saúde sobre qualquer diagnóstico médico relacionado com a tua saúde ou mesmo eventuais opções de tratamento. As afirmações feitas sobre produtos específicos neste artigo não são aprovadas para diagnosticar, tratar, curar ou prevenir doenças.

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.