Maca: Para que Serve? 3 benefícios para a saúde
Usada há séculos pelas populações nativas do Peru, a maca é hoje universalmente conhecida por um grande motivo: é um “superalimento”.
Com um perfil nutricional rico e versátil, a maca é um excelente aliado para uma alimentação mais saudável e equilibrada, e para uma vida mais feliz. Vais saber porquê neste artigo.
Vamos explicar-te o que é a maca e os 3 grandes benefícios desta planta medicinal para a tua saúde. Vais ainda saber quais as melhores formas de consumir este alimento.
O Que é a Maca?
A maca é uma planta medicinal com origens nas montanhas dos Andes, especificamente do Peru, onde cresce em altitudes superiores a três mil metros e em condições climáticas adversas1.
A raiz, muito semelhante a um nabo, é a parte mais utilizada da maca, e é muito rica em vitaminas (B1, B2, C e E), aminoácidos, antioxidantes e minerais, como o cálcio, o ferro, o zinco e o magnésio2.
Disponível em várias tonalidades, desde o amarelo claro até ao castanho escuro, essa raiz é seca ao sol antes de ser moída de modo a preservar aquela composição altamente nutritiva2.
A maca é, efetivamente, usada com fins nutricionais e terapêuticos2. E os benefícios são vários, como vais perceber.
Quais São os Benefícios da Maca?
A maca apresenta, concretamente, três grandes vantagens.
1. Aumenta a Energia e Resistência
A maca é especialmente conhecida pelas propriedades adaptogénicas, ou seja, esta planta, ajuda o teu corpo a melhorar o desempenho físico e psicológico3.
É por essa razão que a maca é tão popular entre atletas e praticantes de desporto. No fundo, funciona como estimulante de energia natural: os adaptógenos da maca ajudam o corpo a adaptar-se ao stress físico e mental.
2. Promove a Regulação Hormonal e a Fertilidade
As mulheres em menopausa também beneficiam com a ingestão de maca, já que a planta auxilia no equilíbrio hormonal e emocional4.
Por outro lado, melhora a fertilidade em homens e mulheres, já que favorece os níveis totais de testosterona e parâmetros de fertilidade, incluindo concentração de esperma, motilidade do esperma e contagem total de esperma5.
Na verdade, a maca é um afrodisíaco natural e potencia a libido, isto é, o desejo sexual.
3. Melhora o Humor e a Função Cognitiva
Os antioxidantes como flavonóides e alcalóides que a maca contém ajudam a reduzir sintomas relacionados com a ansiedade e com a depressão6. A suplementação com maca tem a capacidade de melhoria do humor, energia e estado de saúde6.
Onde Encontrar Maca?
A maca pode ser encontrada em lojas de produtos naturais (físicas e online), como, a Bioself, ou em farmácias. Geralmente, este produto está disponível em duas formas:
● Pó: é a opção mais frequente e versátil, já que pode ser adicionada a uma grande variedade de receitas.
● Cápsulas: são mais práticas, por isso, são uma escolha ideal para quem prefere um suplemento pronto a tomar.
Como Tomar Maca?
Há várias formas de tomar maca. Por um lado, consegues integrá-la em diversos alimentos. Por exemplo, podes:
● Adicioná-la a batidos proteicos;
● Misturá-la em bebidas quentes, como o café, o chá, ou o leite;
● Incorporá-la em receitas de panquecas ou muffins;
● Misturá-la em iogurtes ou pudins.
Por outro lado, podes recorrer à suplementação. Esta é, na verdade, uma opção prática para quem deseja consumir a maca de forma mais rápida e conveniente.
Quais os Melhores Suplementos de Maca?
Se quiseres investir em suplementos de maca, vamos facilitar o teu trabalho de pesquisa. No final deste artigo, partilhamos contigo algumas das melhores opções a que podes recorrer.
Nota apenas que, se fores mulher e estiveres grávida, deves consultar um profissional de saúde antes de incluíres estes suplementos na tua rotina diária. A mesma regra se aplica caso estejas a tomar medicação.
Conclusão
A maca é um superalimento com inúmeros benefícios para a tua saúde e está disponível em diferentes formas, ou seja, podes facilmente integrá-la na alimentação.
Se procuras um aliado natural para o teu bem-estar, a maca pode ser uma excelente escolha! No entanto, como qualquer suplemento, deve ser consumida com responsabilidade.
Gostaste deste artigo? Temos outros conteúdos com dicas práticas para promoveres a tua saúde e bem-estar. Explora o nosso blog e lê mais!
Partilhe este artigo