Atividade Física e Saúde Mental: Qual a Ligação? (8 Benefícios)
Os benefícios da atividade física para o corpo já são muito conhecidos: maior massa muscular, peso controlado, imunidade reforçada, pulmões resistentes e coração rijo.
Mas os ganhos estendem-se à mente também. Na verdade, podes imaginar a prática de exercício como um remédio natural para o teu bem-estar. Vais perceber porquê neste artigo.
Vamos explicar-te qual é a relação entre a atividade física e a saúde mental e partilhamos contigo:
● Os 8 grandes benefícios do desporto para a mente;
● Dicas úteis para incluíres a prática desportiva na tua rotina diária.
Qual é a Relação entre Atividade Física e Saúde Mental?
Além dos benefícios para a saúde física, entre os quais se destaca o combate à obesidade1, a prática regular de exercício físico tem um papel importante na prevenção e terapêutica de depressão e a ansiedade.
Esta ligação entre atividade física e saúde mental é, aliás, validada pela Ciência.
Um estudo publicado em maio de 2024 na revista da Sociedade Internacional de Neurociência Comportamental confirma o potencial do desporto como uma medida preventiva contra complicações de saúde psicológica2.
Outra investigação, dirigida mais especificamente a estudantes universitários, mostrou que o exercício físico de intensidade baixa a moderada contribuiu para um alívio do stress entre estudantes3.
Na verdade, mesmo as atividades mais calmas, como o ioga, são eficazes no aumento da consciência corporal, na regulação da atividade cardíaca e no processamento de emoções.
De seguida, vais conhecer os benefícios concretos do exercício na tua saúde mental.
8 Benefícios da Atividade Física Para a Saúde Mental
Destacamos, de forma sintética, as oito grandes vantagens do desporto para o teu bem-estar.
1. Redução do Stress e da Ansiedade
A atividade física ajuda a diminuir os níveis de cortisol, a hormona do stress, e promove a produção de endorfinas, que induzem sensações de relaxamento e bem-estar.
Além disso, o exercício melhora a capacidade de lidar com situações de pressão e ansiedade.
Por fim, é uma forma de distração saudável dos pensamentos negativos que alimentam igualmente a ansiedade e o stress.
2. Combate à Depressão
O exercício físico pode ser um complemento eficaz no tratamento da depressão, ao potencializar os efeitos da medicação, por exemplo.
De igual modo, estimula a produção de neurotransmissores como a serotonina e a dopamina, fundamentais para o equilíbrio emocional e para a estabilização do humor.
3. Melhoria da Autoestima e Imagem Corporal
Praticar atividade física contribui também para uma melhor perceção do corpo e para uma relação mais positiva com a própria imagem.
Em específico, estimula sentimentos de autoconfiança e promove uma maior valorização pessoal.
4. Promoção do Bem-Estar e da Boa Disposição
Após a prática de desporto, gera-se uma sensação de bem-estar e de dever cumprido. Mais importante, as pessoas ativas tendem a relatar melhor disposição.
No fundo, a libertação de endorfinas potenciada pelo exercício cria uma sensação natural de prazer e de felicidade.
5. Melhoria da Qualidade do Sono
O exercício regula os ciclos do sono e ajuda a adormecer mais rapidamente. Por outro lado, reduz as insónias e proporciona um sono mais profundo e reparador.
6. Aumento das Capacidades Cognitivas
Por estimular a oxigenação do cérebro, a atividade física melhora funções cerebrais como a atenção, a concentração e a memória.
Este benefício permite ainda retardar o avanço de problemas como a demência e ajuda a preservar a capacidade de aprendizagem.
7. Desenvolvimento de Competências Sociais
O exercício em grupo, em particular, melhora a interação social e estimula o trabalho em equipa.
Além disso, ajuda a desenvolver competências como a comunicação, a empatia e a cooperação, favorecendo as relações interpessoais.
8. Maior Resiliência e Gestão da Frustração
O desporto ajuda, por fim, no desenvolvimento da resiliência emocional perante a existência de dificuldades ou perante uma performance menos positiva.
Dicas Para Incluir Exercício Físico no Teu Dia a Dia
Para aumentares a motivação para a prática de atividade física, há seis dicas que podes seguir. Na verdade, diversos dos conselhos que vais conhecer consistem em adaptações básicas, mas farão certamente toda a diferença.
Lembra-te: fazer pouco exercício é melhor do que nada, sobretudo quando consideramos os elevados níveis de sedentarismo da população portuguesa4.
● Usa as escadas: troca o elevador pela subida das escadas. Este é um excelente exercício cardiovascular e fortalece as pernas.
● Caminha sempre que possível: na mesma linha da dica anterior, opta por caminhar para o trabalho, escola ou supermercado em vez de usares o carro. Caso uses transportes públicos, sai uma paragem antes do destino e faz o resto do caminho a pé.
● Faz pausas ativas no trabalho: levanta-te e caminha pelo escritório a cada 30 minutos, por exemplo. Alonga os músculos para evitar tensão devido a longos períodos sentado.
● Aproveita atividades para o exercício: costumas ver televisão? Aproveita momentos como esse para fazer abdominais, por exemplo, enquanto vês as tuas séries ou programas favoritos.
● Procura atividades prazerosas: a prática de desporto torna-se muito mais fácil e natural quando praticas uma modalidade de que gostas. Se ainda não tens uma atividade favorita, começa a explorar.
● Encontra alguém para treinar contigo: quer estejas a iniciar a prática de exercício, quer tenhas mais experiência, treinar é sempre mais divertido quando tens a companhia certa. Faz exercício com alguém da tua confiança e unam-se no objetivo de ter mais saúde.
Conclusão
O exercício físico traz muitos benefícios ao corpo, mas também à mente. Além de combater a ansiedade, por exemplo, o desporto melhora funções cerebrais e cognitivas.
Para que consigas incluir a atividade física na tua rotina diária, deves ver o treino como algo prazeroso e não como uma obrigação. Arranjar um parceiro para o desporto é uma estratégia que pode ajudar muito.
Lembra-te também de que pequenas mudanças fazem toda a diferença.
Gostaste deste artigo? Temos outros conteúdos com dicas para manteres a tua vitalidade. Acede agora ao blog Bioself e conhece os outros artigos que preparamos para ti.
Partilhe este artigo