Valeriana: para que serve? Os 4 grandes benefícios.
Talvez conheças o problema por experiência própria: preparas-te para dormir e dás por ti às voltas na cama sem conseguir adormecer. As insónias são uma realidade para muitas pessoas e estão entre os maiores inimigos da saúde mental. A irritabilidade, a frustração e o sofrimento emocional são consequências diretas desta perturbação do sono.
Felizmente, há soluções naturais para evitar as noites passadas em branco e para atenuar a ansiedade que resulta desse problema. Entre as maiores aliadas na tua procura por um sono de qualidade está uma planta chamada “Valeriana”[1].
Neste artigo, vais descobrir tudo sobre a valeriana enquanto planta medicinal: o que é, os 4 maiores benefícios que oferece, como tomar e quais são os melhores suplementos a que podes recorrer para incluir esta solução na tua rotina diária.
O que é a Valeriana?
O potencial desta planta está enraizado, desde logo, no nome. “Valeriana” provém do latim valere, que significa “ser forte”, ou “ter saúde”. E esta influência positiva remonta aos tempos de Hipócrates (considerado o pai da Medicina), na Grécia Antiga. Naquela época, já tinham sido percebidos os efeitos favoráveis da valeriana no organismo[2].
Hoje, a ciência valida esses benefícios1. Muito especificamente, a valeriana é uma planta medicinal reconhecida como uma solução terapêutica com propriedades relaxantes1. Nativa da Europa e da Ásia, a valeriana é tida como uma opção natural para tratar, sobretudo, distúrbios do sono, insónias, ansiedade e stresse[3].
Estas potencialidades garantem-se graças aos compostos ativos da valeriana ou, mais concretamente, da raiz da planta. São os ácidos valérico e isovalérico, bem como os valepotriatos, que explicam o efeito tranquilizante e sedativo da valeriana1.
Os nomes são assustadores, mas passamos a explicar! Em termos simples, aqueles constituintes da planta atuam no sistema nervoso central e aumentam a atividade de um neurotransmissor chamado ácido gama-aminobutírico (GABA, para simplificar)1. Pensa no GABA como um mensageiro que diz ao teu corpo para relaxar. Ao ser estimulado pela ação dos compostos da valeriana, consegues prever o que acontece: o sono - o tão desejado sono - começa a bater à porta.
Para que serve esta planta?
A sensação de relaxamento que o consumo de valeriana induz é só a ponta do icebergue. São vários os benefícios desta planta na saúde e as vantagens não envolvem apenas o combate às insónias. Vais conhecer 4 grandes efeitos positivos da valeriana no teu corpo.
1. Melhor qualidade do sono
Esta é, como já percebeste, a qualidade mais óbvia da valeriana. Por ter propriedades sedativas, é muito útil para evitar as insónias e para promover um sono mais tranquilo e reparador[4]. Apoia, também, na dificuldade em adormecer!
2. Menos ansiedade
O efeito tranquilizante da valeriana sobre o sistema nervoso central ajuda igualmente a controlar os sintomas de ansiedade e stress, como o nervosismo, a agitação e a maior irritabilidade1. Por diminuir estes estados de ansiedade, a valeriana é também útil a controlar os sintomas da perturbação obsessivo compulsiva (TOC)[5].
3. Controle da hiperatividade
Em casos de excitabilidade, a valeriana também pode ser uma ajuda. Diferentes estudos sublinham que esta planta permite reduzir o défice de atenção e a hiperatividade manifestada através de agitação, impulsividade e até agressividade[6]. Combatem-se, assim, as dificuldades de concentração.
4. Saúde menstrual
Esta é a grande surpresa no que respeita aos benefícios da planta. A valeriana tem sido estudada por apresentar propriedades antiespasmódicas e anti-inflamatórias7. Estas características resultam em diferentes vantagens: por um lado, reduzem as contrações do útero durante a menstruação e aliviam as cólicas menstruais[7]; por outro lado, ajudam a combater as ondas de calor mais expressivas, neste caso, durante a menopausa7.
Como tomar Valeriana?
Para desfrutares dos efeitos que acabamos de apresentar, podes tomar valeriana de diferentes modos. Os mais frequentes são através de:
- Chá: é fácil de preparar e podes ainda desfrutar do sabor agradável;
- Xarope ou ampolas: apesar de poder ter um sabor mais amargo, atua mais rapidamente face ao chá e é fácil de transportar;
- Comprimidos ou cápsulas: têm um efeito mais potente, por terem uma dose mais concentrada, e são fáceis de tomar.
A dose de valeriana que deve ser tomada varia de acordo com cada pessoa. Por esta razão, o ideal é que consultes um profissional de saúde antes de começares a utilizar esta solução natural. Sobretudo se fores mulher e estiveres grávida!
Efeitos colaterais da Valeriana
A orientação de um profissional de saúde é também fundamental já que, apesar de ser bem tolerada e segura, a valeriana pode desencadear efeitos colaterais. Alguns sintomas incluem dores de cabeça, tonturas, náuseas e sonolência1. Este último efeito merece mais atenção e, por isso, deixamos uma recomendação: evita ao máximo conduzir ou manusear objetos perigosos, por exemplo, após a toma de valeriana.
Começa a atuar agora para um sono mais tranquilo
Agora sabes que, quando consumida de forma segura, a valeriana pode ser uma excelente aliada do teu sono e até do teu bem-estar geral. A História e a Ciência provam-no! O uso deste suplemento, aliado a boas práticas que podes adotar para dormir melhor, vão ajudar-te a conquistar um sono reparador - e mais saúde.
Na Bioself, continuamos a apostar em conteúdo que te ajude a ser mais saudável e feliz. Explora o nosso blog para encontrares outros artigos relacionados com Saúde e Bem-Estar. Boas leituras!
Partilhe este artigo