Causas da queda de cabelo
Causas da queda de cabelo

Sofre com queda de cabelo? Conheça as causas e o que tomar

0 comentários
< Voltar ao blog

Sofre com queda de cabelo? Conheça as causas e o que tomar

A queda de cabelo é normal: todos os dias perdemos 50 a 100 cabelos, mas dificilmente reparamos, uma vez que o novo cabelo cresce ao mesmo tempo. Por vezes, contudo, esse crescimento não acontece, e instala-se a preocupação. Perante a perda de cabelo, o que devemos fazer? Esconder o problema e aguardar que se resolva, reforçar algumas vitaminas, tomar algum produto milagroso?

A perda de cabelo, ou alopecia, pode ter muitas causas e pode ser gradual ou súbita, permanente ou temporária - mas na maioria dos casos é principalmente uma preocupação estética. Menos frequentemente, a queda súbita de cabelo sinaliza uma condição médica, que precisa de ser diagnosticada e tratada.1

Explicamos-te as possíveis causas, as formas de prevenção e o verdadeiro potencial da suplementação alimentar na luta contra a queda de cabelo. Porém, lembra-te que não há prescrições universais e a recomendação mais importante começa com uma consulta de dermatologia. Um profissional qualificado poderá determinar a origem do problema e sugerir formas de interromper a queda de cabelo e promover o seu crescimento. Não esquecendo também o papel fundamental de uma alimentação e estilo de vida saudáveis, que podem ser personalizados com o acompanhamento em Nutrição.

Quais as causas da queda de cabelo?

Investigar a causa da queda de cabelo é o primeiro passo – permite descartar condições médicas mais sérias, e saber se a queda de cabelo é reversível.

Hereditariedade

Tanto em homens como mulheres, a hereditariedade é a explicação mais frequente para a calvície2. Nos homens, de forma gradual e em padrões previsíveis, a linha do cabelo começa a recuar (às vezes ainda na adolescência), ao mesmo tempo que aumenta a área calva. Já as mulheres notam o enfraquecimento do cabelo, que fica mais fino. Embora seja permanente, alguns tratamentos ajudam a retardar a queda – quanto mais cedo, melhor!

Envelhecimento

Outra causa comum é o envelhecimento. À medida que os anos avançam, os folículos capilares perdem a capacidade de crescer cabelo (e crescem-no cada vez mais grisalho). Se começado a tempo, o tratamento também pode ajudar reduzir as consequências da idade3.

Condições médicas

Como vimos, e em casos menos frequentes, a queda de cabelo aponta para uma condição médica que precisa de ser avaliada. Nestes casos, o aparecimento é súbito, e pode afetar apenas o couro cabeludo ou também outras zonas do corpo.4 No caso das mulheres, as mudanças hormonais atribuíveis à gravidez, à menopausa ou aos problemas de tiroide são uma explicação comum.5 Algumas condições médicas mais sérias incluem as formas autoimunes de alopecia, bem como os distúrbios de ansiedade.1 A queda de cabelo pode também ser um efeito secundário de medicação usada para tratar diferentes doenças1. Muitos destes casos são temporários, e um profissional especializado pode propor diferentes soluções que reduzam a queda do cabelo e promovam o seu crescimento.

Tratamentos capilares agressivos

Há ainda alguns casos em que a queda do cabelo é atribuída a um tratamento demasiado agressivo – desde pinturas com químicos pouco recomendáveis até aos penteados com elásticos e tranças que exercem excessiva tensão sobre o cabelo.1

Outras causas

A nutrição inadequada, em particular a ingestão insuficiente de determinadas vitaminas e minerais essenciais para a saúde do cabelo; o stress e fatores ambientais6. O ciclo normal dos folículos capilares depende de micronutrientes, pois eles desempenham um papel na renovação celular6.

Lembra-te que cada caso é um caso. Um tratamento eficaz começa sempre pela identificação da causa, com um profissional especializado que reconheça o padrão da queda de cabelo, que inspecione o teu couro cabeludo, e que teste a saúde do teu cabelo. Mudanças pequenas, que vão desde alterações no estilo de vida a transformações do penteado, fazem a diferença.

Prevenção e tratamento da queda de cabelo

A maior parte da queda de cabelo é determinada pela herança genética – e não há como fugir a isso. Há, no entanto, algumas vias para lidar com as diferentes formas de queda de cabelo, entre prevenção, tratamentos e suplementação ou medicação específica.

Cuidados diários com o cabelo para prevenir a queda

É importante ser gentil no cuidado diário do cabelo. Escova-o delicadamente, especialmente quando estiver molhado, evita penteados que coloquem o cabelo sob tensão, com elásticos e tranças muito apertados. Protege o teu cabelo da luz do sol e de outras fontes de luz ultravioleta e, caso sejas fumador, aproveita a oportunidade para deixar os cigarros - alguns estudos apontam para uma relação entre o tabaco e a alopecia e ainda o envelhecimento precoce do cabelo, isto porque fumar afeta o ciclo de crescimento folicular e a pigmentação das fibras capilares7. Massajar o couro cabeludo algumas vezes por semana, aplicando óleos ou produtos específicos que estimulem o crescimento também pode ser benéfico.

Tratamentos para a queda de cabelo

Há uma quantidade infindável de tratamentos que prometem parar a queda do cabelo. Desde medicamentos seguro e destinado ao tratamento de algumas causas de queda de cabelo (mas que também têm os seus efeitos adversos)8, ao transplante capilar. Os tratamentos variam de acordo com a causa e são inúmeros – tratar a origem é a melhor forma de tratar a queda de cabelo e só uma opinião médica informada é que pode tomar essa decisão.

E a suplementação?

Será que a suplementação pode ajudar a prevenir e até a reverter a queda de cabelo? É natural que já tenhas ouvido falar em algumas vitaminas e minerais.

Estudos recentes apontam para a utilidade de pelo menos alguns suplementos no tratamento de certas formas de queda de cabelo, sem efeitos secundários significativos9.

Antes de pensares nisso, porém, é importante consultar um médico e fazeres analises, de forma a verificar se tens os valores ideais para uma boa saúde geral, em particular investigar se existem défices de determinadas vitaminas ou minerais importantes para a saúde capilar. A suplementação pode ser otimizada com estas informações, sendo muito útil, nomeadamente, para ajustar as doses que precisas de suplementar.

Que suplementos podem reforçar os micronutrientes no teu corpo, reduzindo o stress oxidativo e a queda de cabelo?

O zinco contribui para o crescimento do cabelo, mantendo as glândulas sebáceas em torno dos folículos em bom funcionamento10 e a alopecia é um sinal bem conhecido de deficiência de zinco11.

As vitaminas do complexo B são importantes para a proliferação dos folículos capilares e sabe-se que a perda de cabelo está associada a deficiências de B2 (riboflavina), B7 (biotina), B12 e folato6. Particularmente a biotina é um ingrediente habitual nos suplementos alimentares para o fortalecimento do cabelo, contribuindo para a produção de queratina12.

A suplementação com antioxidantes, incluindo a vitamina E, e o ómega-3 melhoram a densidade do cabelo e demonstra ser um reforço importante para a saúde capilar13.

O ferro é vital para células em rápida proliferação, como as da matriz do folículo capilar6. Alguns estudos demonstraram que vários genes no folículo piloso são regulados pelo ferro6. O nível de ferritina sérica (proteína de ligação ao ferro, que revela as reservas de ferro no organismo) é utilizada como um indicador em pesquisas sobre queda de cabelo6.  A deficiência de ferro (particularmente frequente em mulheres que apresentam queda de cabelo6) é uma das causas de perda de cabelo, impedindo que os folículos produzam proteínas para o crescimento do capilar13.

A vitamina A é responsável pela lubrificação do couro cabeludo e a sua deficiência pode resultar no enfraquecimento do cabelo, mais fino e na queda. Contudo, a suplementação excessiva desta vitamina também reduz a função das glândulas sebáceas e pode igualmente resultar na perda de cabelo14.

Assim, a suplementação adequada ajuda a proteger e estimular o crescimento do cabelo, prevenindo ainda o seu embranquecimento. No meio de tudo isto, claro, manter uma alimentação e estilo de vida saudáveis é crucial.

Lembra-te que tudo começa com um diagnóstico apropriado e que quanto mais cedo começares um tratamento, melhores serão os efeitos!

Referências:

  1. https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/hair-loss/symptoms-causes/syc-20372926
  2. Hagenaars SP, Hill WD, Harris SE, Ritchie SJ, Davies G, et al. (2017) Genetic prediction of male pattern baldness. PLOS Genetics 13(2): e1006594. https://doi.org/10.1371/journal.pgen.1006594
  3. Villani A, Ferrillo M, Fabbrocini G, Ocampo-Garza SS, Scalvenzi M, Ruggiero A. Hair Aging and Hair Disorders in Elderly Patients. Int J Trichology. 2022 Nov-Dec;14(6):191-196. doi: 10.4103/ijt.ijt_90_21. Epub 2023 Jan 31. PMID: 37034552; PMCID: PMC10075351.
  4. https://www.health.harvard.edu/a_to_z/hair-loss-a-to-z
  5. Piérard-Franchimont C, Piérard GE. Alterations in hair follicle dynamics in women. Biomed Res Int. 2013;2013:957432. doi: 10.1155/2013/957432. Epub 2013 Dec 24. PMID: 24455742; PMCID: PMC3884776.
  6. Gokce N, Basgoz N, Kenanoglu S, Akalin H, Ozkul Y, Ergoren MC, Beccari T, Bertelli M, Dundar M. An overview of the genetic aspects of hair loss and its connection with nutrition. J Prev Med Hyg. 2022 Oct 17;63(2 Suppl 3):E228-E238. doi: 10.15167/2421-4248/jpmh2022.63.2S3.2765. PMID: 36479473; PMCID: PMC9710406.
  7. Babadjouni A, Pouldar Foulad D, Hedayati B, Evron E, Mesinkovska N. The Effects of Smoking on Hair Health: A Systematic Review. Skin Appendage Disord. 2021 Jun;7(4):251-264. doi: 10.1159/000512865. Epub 2021 Feb 24. PMID: 34307472; PMCID: PMC8280411.
  8. Suchonwanit P, Thammarucha S, Leerunyakul K. Minoxidil and its use in hair disorders: a review. Drug Des Devel Ther. 2019 Aug 9;13:2777-2786. doi: 10.2147/DDDT.S214907. Erratum in: Drug Des Devel Ther. 2020 Feb 10;14:575. PMID: 31496654; PMCID: PMC6691938.
  9. Drake L, Reyes-Hadsall S, Martinez J, Heinrich C, Huang K, Mostaghimi A. Evaluation of the Safety and Effectiveness of Nutritional Supplements for Treating Hair Loss: A Systematic Review. JAMA Dermatol. 2023;159(1):79–86. doi:10.1001/jamadermatol.2022.4867
  10. Kil MS, Kim CW, Kim SS. Analysis of serum zinc and copper concentrations in hair loss. Ann Dermatol. 2013 Nov;25(4):405-9. doi: 10.5021/ad.2013.25.4.405. Epub 2013 Nov 30. PMID: 24371385; PMCID: PMC3870206.
  11. Almohanna HM, Ahmed AA, Tsatalis JP, Tosti A. The Role of Vitamins and Minerals in Hair Loss: A Review. Dermatol Ther (Heidelb). 2019 Mar;9(1):51-70. doi: 10.1007/s13555-018-0278-6. Epub 2018 Dec 13. PMID: 30547302; PMCID: PMC6380979.
  12. Patel DP, Swink SM, Castelo-Soccio L. A Review of the Use of Biotin for Hair Loss. Skin Appendage Disord. 2017 Aug;3(3):166-169. doi: 10.1159/000462981. Epub 2017 Apr 27. PMID: 28879195; PMCID: PMC5582478.
  13. Trost LB, Bergfeld WF, Calogeras E. The diagnosis and treatment of iron deficiency and its potential relationship to hair loss. J Am Acad Dermatol. 2006 May;54(5):824-44. doi: 10.1016/j.jaad.2005.11.1104. PMID: 16635664.
  14. Beoy LA, Woei WJ, Hay YK. Effects of tocotrienol supplementation on hair growth in human volunteers. Trop Life Sci Res. 2010 Dec;21(2):91-9. PMID: 24575202; PMCID: PMC3819075.

Aviso legal:
Este artigo não tem a intenção de diagnosticar, tratar ou substituir aconselhamento médico sendo o seu conteúdo apenas para fins informativos. Consulta um médico ou profissional de saúde sobre qualquer diagnóstico médico relacionado com a tua saúde ou mesmo eventuais opções de tratamento. As afirmações feitas sobre produtos específicos neste artigo não são aprovadas para diagnosticar, tratar, curar ou prevenir doenças.

Sugestões Bioself

35% Farmodiética Nutriwell Capilar Deluxe 30 + 30 cápsulas
Farmodiética Nutriwell Capilar Deluxe 30 + 30 cápsulas
€21,42 €32,95
25% Dietmed Collaforce Skin Hair & Nails 20 Ampolas
Dietmed Collaforce Skin Hair & Nails 20 Ampolas
€22,48 €29,98
15% Solgar Skin, Nails And Hair Formula 120 Comprimidos
Solgar Skin, Nails And Hair Formula 120 Comprimidos
€26,30 €30,94
30% Physalis Cabelo e Unhas 45 comprimidos
Physalis Cabelo e Unhas 45 comprimidos
€17,66 €25,23
25% Naturmil Hair & Nails Complex 60 comprimidos
Naturmil Hair & Nails Complex 60 comprimidos
€11,60 €15,47
35% Nutriwell Nutrigummies Beauty 60 gomas
Nutriwell Nutrigummies Beauty 60 gomas
€13,23 €20,35

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.