Taça pequena com mousse de maracujá
Taça pequena com mousse de maracujá

Mousse de Maracujá Simples

0 comentários
< Voltar ao blog

Mousse de Maracujá Simples

Com o verão a chegar, chega também a época do maracujá e de uma sobremesa muito popular: a mousse de maracujá. De preparação fácil e poucos ingredientes, é uma proposta cremosa, doce e fresquinha – ideal para os dias de calor - que podes ter pronta em poucas horas. Trazemos-te esta receita simples (e veganizável) de mousse de maracujá, que podes multiplicar em dias de festa com família e amigos!

Os benefícios do maracujá

O maracujá é uma fruta tropical cada vez mais cultivada em Portugal, principalmente nas regiões da Madeira e dos Açores, que têm um clima subtropical. Além de delicioso, traz vários benefícios para a saúde1: 

  1. Rico em nutrientes: o maracujá tem níveis elevados de vitamina A e vitamina C, que reforça o sistema imunitário, e de minerais como o potássio e o magnésio.
  2. Rico em antioxidantes: os carotenóides e polifenóis ajudam a combater os radicais livres no corpo, protegendo as células, reduzindo a inflamação e prevenindo doenças crónicas.
  3. Ajuda na digestão: o maracujá é uma boa fonte de fibras solúveis e insolúveis, responsáveis por melhorar a digestão e regular o trânsito intestinal.
  4. Efeitos calmantes: é uma fruta com propriedades sedativas e calmantes, que ajudam a reduzir a ansiedade e a promover um sono tranquilo.
  5. Controlo de açúcar no sangue: graças ao baixo índice glicémico e ao conteúdo de fibras, o maracujá ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue, tornando-o numa ótima opção para pessoas diabéticas.

Receita de mousse de maracujá

Ingredientes (para 5 pessoas):

  • 1 lata (cerca de 400 g) de leite de coco magro
  • Polpa de 12 a 15 maracujás
  • 250 g de iogurte natural sem açúcar (ou uma alternativa vegetal)
  • 2 colheres de chá (8g) de gelatina neutra em pó (ou 2/3 colher de chá de ágar-ágar em pó)
  • 3 colheres de sopa de água
  • Se preferires adoçar mais, podes optar por adicionar 2 colheres de sopa de mel ou de outro adoçante natural

Modo de preparação

  1. Hidrata a gelatina na água e leva a mistura ao lume em banho-maria (ou ao micro-ondas) até que se dissolva. Deixa arrefecer;
  2. Mistura a polpa de maracujá, o leite de coco, o iogurte e a gelatina (ou respetivas alternativas veganas). Processa tudo no liquidificador até obteres uma mistura cremosa e homogénea;
  3. Transfere a mousse para um recipiente grande ou para taças individuais e leva ao frigorífico por, pelo menos, 3 horas;
  4. Decora a teu gosto com raspas de lima ou limão, por exemplo, ou uma camada fina de polpa de maracujá – e está pronta a servir!

Como vês, a preparação é muito simples e o resultado agrada a todos os que gostam deste fruto! Os ingredientes escolhidos fazem desta versão de mousse de maracujá uma alternativa mais leve e equilibrada, mas ainda assim gulosa!

Descobre outras receitas com a Bioself

No blog da Bioself Natura temos várias receitas para ti, seja para o pequeno-almoço, almoço, sobremesa, ou até para um snack a meio da tarde, como é o caso das nossas panquecas de banana sem açúcar. Experimenta e partilha connosco o resultado através das redes sociais!

Referências:

1. Weyya G, Belay A, Tadesse E. Passion fruit (Passiflora edulis Sims) by-products as a source of bioactive compounds for non-communicable disease prevention: extraction methods and mechanisms of action: a systematic review. Front Nutr. 2024 Jun 6;11:1340511. doi: 10.3389/fnut.2024.1340511. PMID: 38903622; PMCID: PMC11187344.

Aviso legal:
Este artigo não tem a intenção de diagnosticar, tratar ou substituir aconselhamento médico sendo o seu conteúdo apenas para fins informativos. Consulta um médico ou profissional de saúde sobre qualquer diagnóstico médico relacionado com a tua saúde ou mesmo eventuais opções de tratamento. As afirmações feitas sobre produtos específicos neste artigo não são aprovadas para diagnosticar, tratar, curar ou prevenir doenças.

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.