Prato com uma salada de grão-de-bico acompanhada de brócolos e abacate
Prato com uma salada de grão-de-bico acompanhada de brócolos e abacate

Salada de grão-de-bico com pimentos

0 comentários
< Voltar ao blog

Salada de grão-de-bico com pimentos

O calor está prestes a regressar e este aumento da temperatura convida a algumas mudanças nas refeições. As saladas frias, por exemplo, são uma excelente escolha para esta época do ano. Por essa razão, preparamos a receita para um prato leve e refrescante que combina sabor, cor e potencial nutritivo: uma salada de grão-de-bico com pimentos.

Vais saber como preparar esta receita de salada - prometemos que é muito fácil - e vais ainda descobrir a importância do grão-de-bico e dos pimentos para a tua saúde.

Benefícios do grão-de-bico

O grão-de-bico é conhecido por ser versátil e fácil de preparar, mas as vantagens deste alimento[1] [2] vão muito além da logística e da confeção. Para a saúde, o grão-de-bico apresenta 5 grandes benefícios:

  1. Ajuda a regular o peso: o grão-de-bico tem um baixo valor calórico devido aos elevados níveis de proteína e de fibra presentes neste alimento. Estes nutrientes ajudam ainda a manter uma sensação de saciedade e a regular o apetite, o que favorece quem quer controlar o peso.
  1. Melhora a saúde intestinal: o alto teor de fibra contribui, também, para um funcionamento mais adequado do intestino.
  1. Controla o colesterol: a fibra volta a ganhar protagonismo. Este nutriente ajuda a diminuir a absorção de gordura e, por este motivo, permite regular os níveis de colesterol no sangue.
  1. Rico em minerais importantes: o grão-de-bico é igualmente rico em cálcio, potássio, fósforo e magnésio. Este valor mineral contribui para vários benefícios para a saúde.
  1. Melhora a capacidade antioxidante do organismo: contém substâncias químicas bioativas como os compostos fenólicos, oligossacáridos e inibidores enzimáticos que podem ter um papel importante na prevenção de doenças crónicas, já que ajudam a neutralizar os radicais livres e a combater o processo de envelhecimento das células.

Benefícios dos pimentos

Já os pimentos, embora sejam muito diversos no que diz respeito à cor, ao formato e ao tamanho, também merecem destaque pela variedade de vantagens que oferecem[3] [4]. Os 3 maiores benefícios que deves conhecer são os seguintes:

  1. Contribuem para o controle de peso: a água é o principal componente dos pimentos e esta característica, aliada ao alto teor de fibra (tal como acontece com o grão-de-bico), baixa o valor calórico destes alimentos. São, assim, muito úteis na regulação do apetite e do peso.
  1. Ajudam a manter a saúde da pele e dos olhos: os pimentos são uma excelente fonte de vitamina A, que contribui para a manutenção da saúde ocular e também para o desenvolvimento saudável da pele e do cabelo.
  1. Têm um efeito antioxidante: as vitaminas C e E presentes nestes alimentos destacam-se por protegerem as células da oxidação. Esta ação estimula o sistema imunitário e protege o corpo de infeções.

Receita de salada de grão-de-bico com pimentos

O grão-de-bico e os pimentos, cujos benefícios já conheces melhor, são os grandes protagonistas da receita que vamos apresentar-te. Está na hora de arregaçar as mangas e preparar este prato delicioso. Comecemos, então, pelos ingredientes de que precisas. De seguida, partimos para o modo de preparação.

Ingredientes

  • Uma chávena de grão-de-bico cozido (180g)
  • Meio pimento vermelho (80g)
  • Meio pimento verde (80g)
  • Uma cebola (150g)
  • Um dente de alho
  • Uma colher de sopa de sumo de limão
  • Azeite q.b.
  • Sal q.b.
  • Pimenta q.b.

Modo de preparação

  1. Escorre o grão-de-bico e lava-o bem;
  2. Prepara os pimentos: lava-os bem e corta-os em pedaços pequenos;
  3. Pica a cebola e o alho;
  4. Numa tigela, mistura o grão-de-bico, os pimentos, a cebola e o alho;
  5. Prepara o molho para tempero: numa taça pequena, mistura o azeite, o sumo de limão, o sal e a pimenta;
  6. Verte este molho sobre a salada e mistura bem;
  7. Serve-te e desfruta.
Composição Nutricional:

Calorias: 768 | Hidratos de carbono: 41,52g | Fibras: 21,5g | Proteína: 14,92g | Lípidos: 31,82

 A tua refeição está pronta! Esta é, como vês, uma salada muito fácil de preparar e, tal como outros alimentos , adequa-se na perfeição ao tempo mais quente. Em todo o caso, há uma alternativa que podes querer explorar, que passa por assar o grão-de-bico. Esta é uma forma de tornares a tua salada mais crocante!

Descobre outras receitas com a Bioself

A receita que acabaste de conhecer é só uma das várias opções de refeições que podes preparar com as dicas da Bioself. Acede ao nosso blog para conheceres outros pratos saborosos (recomendamos agora que testes um risoto de espargos cremoso) e mantém-te a par de outros conteúdos com recomendações práticas para melhorares o teu bem-estar.

Referências:

 [1] Jukanti, Aravind & Gaur, Pooran & Laxmipathi Gowda, Cholenahalli & Chibbar, Ravindra. (2012). Nutritional Quality and Health Benefits of Chickpea (Cicer Arietinum L.): A Review. The British journal of nutrition. 108 Suppl 1. S11-26. 10.1017/S0007114512000797. 

 2 Rashid, Haroon & Taj, Muhammad & Rafiq, Majid & Shahzad, Farooq & Jogezai, Saqiba & Hassani, Imran & Khan, Sakina & Lalbibi, Bibi & Aman, Bibi & Ali, Syeda & Hussain, Ashiq & Samreen, Zohra. (2020). Nutritional importance of Chickpea. Journal of Biodiversity and Environmental Sciences. 16. 112-117.

 3 Dhamodharan, Kalaiyarasi & Vengaimaran, Manobharathi & Sankaran, Mirunalini. (2022). Pharmacological Properties and Health Benefits of Capsicum Species: A Comprehensive Review. 10.5772/intechopen.104906.

 4 R, Ekwere. (2018). Potential health benefits of conventional nutrients and phytochemicals of Capsicum peppers. Pharmacy & Pharmacology International Journal. 6. 10.15406/ppij.2018.06.00157.

Aviso legal:
Este artigo não tem a intenção de diagnosticar, tratar ou substituir aconselhamento médico sendo o seu conteúdo apenas para fins informativos. Consulta um médico ou profissional de saúde sobre qualquer diagnóstico médico relacionado com a tua saúde ou mesmo eventuais opções de tratamento. As afirmações feitas sobre produtos específicos neste artigo não são aprovadas para diagnosticar, tratar, curar ou prevenir doenças.

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.